Os benefícios de se contratar uma Consultora

Imagem: Prolactare

Imagem: Prolactare

Hoje vamos falar sobre os benefícios de se contratar uma Consultora em Aleitamento Materno.

Sempre tive horta em casa, leio sobre as inovações de como manter um bom cultivo, etc… isso me torna uma engenheira agrônoma?Ou, depois de mãe , sempre procurei me informar sobre alimentação saudável, cardápios balanceados e variados. Isso me torna apta a prestar consulta como nutricionista?
A resposta para ambas as perguntas é uma só,  NÃO!
E porque essas analogias? Por que precisamos falar sobre a real formação das consultoras que estão surgindo. Ser mãe e, ter amamentado não torna ninguém consultora.No Brasil, ainda não é uma profissão regulamentada, abrindo assim espaço para que pessoas não certificadas/habilitadas pratiquem a profissão sem problemas.

Mas, como toda profissão que envolve a saúde das pessoas, o profissional de aleitamento materno precisa ter pelo menos graduação na área. Porque, apesar de o ato de amamentar seja natural e instintivo para algumas mulheres, ele pode ter alguns percalços no caminho(principalmente no inicio) e assim, a mãe pode precisar de ajuda específica. Vale a pena investir num atendimento domiciliar, e se o profissional estiver capacitado para isso. Então, vamos te ajudar com algumas informações.
Para que serve a consultora de amamentação?
O/a consultor/a em Amamentação dá suporte a dupla mãe e bebê, para uma boa evolução do aleitamento materno e para auxiliar em problemas que podem dificultar o processo como:

  • baixa produção
  • fissuras mamilares
  • mastite
  • translactação/relactação (processo onde se usa uma sonda para auxiliar o bebê)
  • pega correta
  • retomada da amamentação exclusiva(caso a mãe tenha por algum motivo precisado fazer uso de fórmula)
  • posições para amamentar
  • cuidados gerais com as mamas, etc…

 

A quantidade de consultorias deve ser de acordo com a necessidade individual de cada caso.

 

Imagem: Prolactare

Imagem: Prolactare

Como saber se o profissional está capacitado?

Hoje o órgão responsável pela certificação internacional dos consultores de amamentação é o IBLCE (International Board Lactation Consultant Examiners) que oferece uma certificação internacional mediante exame específico.
Esses profissionais são os mais indicados para a prática. Para prestar a prova do IBLCE você  precisa (sendo profissional de saúde) comprovar 1.000 horas de atendimento e 90 horas de estudo específico.
Quem não é profissional da área de saúde pode prestar a prova, mas são outras vias, precisa comprovar mais horas de experiência em amamentação, matérias como anatomia, fisiologia, manejo de amamentação devem ser realizadas, cursos complementares e por fim a prova.

Há no Brasil hoje pouco mais de 60 profissionais certificados, para saber se tem algum na sua região confira no site abaixo.
http://aleitamento.com/ilca-ibclc/conteudo.asp?cod=2235#.WH9EZ_w-bh8.facebook

Se na sua região não há uma profissional certificada IBCLE o mais indicado é que a consultoria seja feita por profissional da saúde com especialização na área de aleitamento materno. Exija essa especialização.

E claro,temos sempre a opção do  Banco de Leite Humano
Pouca gente sabe, mas o Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo, reconhecido inclusive pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Os Bancos de Leite Humano são iniciativas públicas vinculadas a hospitais infantis e maternidades, responsáveis por promover, auxiliar o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite pasteurizado. Tudo de forma gratuita.
Saiba mais em:
http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=384

Link com endereços dos Bancos de leite humano do Brasil.

http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1532&sid=173

 

Moderadoras do Grupo “Falando de Amamentação Gemelar” no Facebook.

Share Button