Como lidar com a dependência exagerada do filho?

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Antes de apenas descarregar encima de vocês um monte de teorias sobre o desenvolvimento infantil e aquele blablablá infinito, de que, se o exagero acontece é porque CERTAMENTE ou a criança é a culpada por não saber os seus limites (e que criança em sã consciência sabe deliberadamente?) ou, a culpa é da mãe, que em algum momento, se “perdeu” na maternidade. Como lidar com a dependência exageradas do filho?
Criança com “dependência exagerada” da mãe nada tem haver com o conceito de criação com apego que se tornou uma regra no meio materno. O esforço de pais conscientes em desenvolveram uma escuta sensível em relação à voz dos seus pequenos, sempre será positivo. Não existe condenação alguma para isso.
Acredito que talvez, ajustar um pouco o foco deste senso comum (que é prejudicial na maioria das vezes) do julgamento simples e reto, como o de tirar um band-aid rapidamente do machucado ainda não cicatrizado para “doer menos” é a ação simples de pensar não em “dependência exagerada” para ” dependência de necessidades REAIS”.
Toda, TODA criança até por volta dos 3 anos (e aí já fatalmente falando um pouco da teoria do desenvolvimento infantil, como fugir disso não é?) tem necessidades REAIS e não EXAGERADAS. Aí está a grande diferença.
Quem ajusta o foco, imediatamente tira um peso ENORME dos pobres ombros das mães e seus filhos. Como humanos que somos, somos sim altamente dependentes do cuidado e atenção de outro humano no nosso período da infância, e geralmente esse humano é a mãe e o pai, pela coincidência da vida de estar perto desta criança nesta fase.
Então como lidar com a criança “exageradamente dependente”?
Sendo exageradamente sensível às suas REAIS necessidades. Estas, são transitórias e passam muito rápido, porque por mais difícil que pareça entender isso no olho do furacão da maternidade/paternidade dos primeiros anos, essas crianças são seres humanos independentes por natureza, e logo alçarão sus próprios vôos. A fase da “dependência exagerada” na verdade é crucial para que de fato, se tornem independentes um dia.
Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

Share Button